Pontos de Interesse

Desfruta da calma e do conforto da Cidade

ACREDITAMOS QUE SER UM VIAJANTE NÃO SIGNIFICA  DESCOBRIR OS PONTOS TURÍSTICOS MAIS ACLAMADOS. COMO TAL, OFERECEMOS UMA SELEÇÃO DE COISAS PARA FAZER QUANDO VISITARES A GUARDA.

DESCOBRE O QUE A GUARDA TEM PARA OFERECER, DESDE O PATRIMÓNIO À GASTRONOMIA.

Património Edificado

Feito de pedra, granito, este património guarda memórias e histórias que poucos podem contar…

No seu Centro Histórico, ergue-se a Sé Catedral, que incorpora elementos góticos, manuelinos, renascentistas e manuelista. 

Aí, localiza-se também o espaço da Judiaria, que pode ainda ser visitado. Caraterizado por ruas empedradas, estreitas e casas de granito, com cerca de 89 imóveis com marcas religiosas nos umbrais, das vestutas habitações dos seculos XIV, XV, XVI e XVII.

Aí, localiza-se a Torre de Menagem, e a Torre Velha;

Aí, localizam-se a Porta do Sol, a Porta e Torre dos Ferreiros, a Porta Nova e a Porta D´El Rei.

Património Histórico-Cultural

Sítios Proto-Históricos do concelho da Guarda:

Castro do Tintinolho, classificado como Monumento Nacional desde 1910, considerado um dos sítios arqueológicos mais emblemáticos da Beira Interior. 

O Castro do Jarmelo é um antigo povoado fortificado situado numa elevação do Planalto da Guarda, no lugar da antiga vila do Jarmelo. A sua ocupação humana estendeu-se por vários períodos: Idade do Ferro, Romano e Cristão Medieval.

Está classificado pelo IGESPAR como Imóvel de Interesse Público:

Castro do Caldeirão.

Castro de Barrelas.

Castro de Santo Antão.

Arte, Cultura e Lazer

Teatro Municipal da Guarda (TMG), integrando os auditórios, o Café Concerto, a Bilheteira e o Parque de estacionamento. A obra é do arquiteto guardense Carlos Veloso, o autor do TMG.
O Teatro Municipal da Guarda é, simultaneamente, o local onde se realizam os principais eventos culturais da cidade e o mobilizador de uma profunda interacção com a comunidade urbana, organizando diversos e marcantes espectáculos de rua, bem como visitas teatralizadas ao centro histórico da cidade, uma autêntica preciosidade com mais de oito séculos de existência. A programação do TMG segue uma linha de enorme diversidade, contemporaneidade e cosmopolitismo, abraçando, assim, públicos diversificados e profundamente exigentes.
O TMG trabalha em estreita parceria com outros teatros, sendo o único no país a integrar a Rede de Teatros de Castilla y Léon. Este equipamento cultural que aposta numa programação regular e na valorização do determinante papel da comunidade local veio, sem sombra de dúvida, revolucionar o panorama cultural do Centro de Portugal.

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, situada na Rua Soeiro Viegas, na Guarda, foi inaugurada em 2008, cujo nome pretendeu homenagear o filósofo e ensaísta natural de Almeida, distrito da Guarda. Esta dispõe de um vasto fundo documental, sendo parte da colecção do escritor.

As aspirações da cidade da Guarda à criação de um museu remontam aos finais do séc. XIX. O Museu da Guarda está instalado no complexo arquitectónico formado pelo antigo Paço Episcopal e o antigo Seminário da Guarda. Em pleno coração da cidade, assume preponderância numa vasta área comercial, cultual e de lazer. Com constantes exposições e experiências, detém coleções permanentes e ainda temporárias.

Natureza e Aventura

A Serra da Estrela serve de pano de fundo e inspiração para pintar a mais bela tela, proporcionando a vivência de experiência únicas. As bacias do Mondego, do Côa e do Zêzere adoçam a envolvente.

Temos o Miradouro do Mocho Real na Barragem do Caldeirão a apenas 8 km do nosso Alojamento.

O Concelho está parcialmente inserido no Parque Natural da Serra da Estrela. Os Passadiços do Mondego situam-se no concelho da Guarda e estão inseridos num território reconhecido pela UNESCO como Geopark Estrela. 

É um percurso com cerca de 12 km, ao longo do Rio Mondego, que passa por localidades como Videmonte, Trinta, Vila Soeiro e Barragem do Caldeirão.

Por um lado os rios Mondego, Côa e Zêzere, oferecem o seu caudal para a prática de diversos desportos náuticos, tais como a canoagem e a pesca, e  por outro lado, a Serra da Estrela proporciona traçar percursos pedestres, escalada, BTT, parapente. Com a chegada do inverno, uma das actividades que mais desperta curiosidade é a ideia de experimentar umas férias na neve e até quem sabe, esquiar!

Turismo de Saúde

Ressoa a Pureza do seu ar e das suas águas terapêuticas.
Podemos desfrutar das Termas do Cró, de Longroiva, de Almeida Fonte Santa…

Gastronomia

A gastronomia da região da Guarda é muito diversificada.

Nela podemos dar destaque ao Caldo de Grão, ao Bacalhau à Conde da Guarda, ao Bacalhau à Lagareiro, ao Cabrito Assado, às Morcelas da Guarda, ao Arroz Doce e claro, o nosso famoso e tão apreciado Queijo da Serra.

Festas e Tradições

Julgamento e Morte do Galo.
Festa da Transumância.
Também a Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais, de Vila Nova de Foz Côa.
O cobertor de papa de Maçainhas na Guarda, e as Tesouras de tosquia de Mateus Filipe Miragaia no Jarmelo, Guarda, no Artesanato.

Durante o verão existem pelos Bairros da Guarda festas comemorativas dos Santos, com bailes e muita diversão.
Conta-se, no centro da cidade, com cafés, bares e discotecas que dão vida às noites durante o ano.

A Guarda Possuí

Infra-estruturas rodoviárias importantes, como a A25, que liga a Aveiro, ao Porto e à fronteira espanhola, com ligação direta a Madrid, a A23 que liga Guarda a Lisboa e ao Sul do País, o IP2, que liga Guarda a Trás-os-Montes e alto Douro. Ao nível ferroviário, possui a Linha Internacional da Beira Alta, constituindo o principal eixo para o transporte de passageiros e mercadorias para o centro da Europa e ainda a Linha da Beira Baixa, vinda de Sul.

Os principais aeroportos do país, em Lisboa e no Porto, estão à distância de duas a três horas e, localmente existem aeródromos como os de Seia e Sabugal.

Pelo mar, chega-se à Figueira da Foz, a Aveiro e, mais a norte, ao importante porto de Leixões.

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, (Porto), a 66 km do alojamento.